“Infoquê”? Conhecendo o incompreendido curso de Informática Biomédica

Em 2017, ingressei na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), como Professora Substituta, para lecionar diversas disciplinas relacionadas à informática para saúde, dentre elas, disciplinas para o curso de Informática Biomédica (InfoBio para os íntimos). Minha reação foi a mesma que, talvez, alguns de vocês estejam tendo neste momento: Infoquê? hein?

Apesar de pouco conhecido, o curso já existe no Brasil desde 2002, quando passou a ser ofertado pela Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. Em 2011, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também passou a ofertar o curso e, em 2015, a UFCSPA se uniu ao time, passando a ser a terceira Universidade no Brasil a formar Informatas Biomédicos, ou Bacharéis em Informática Biomédica.

Confesso que, de imediato, não entendi. Então, quando vi meus alunos saindo das aulas de Estruturas de Dados e indo para as aulas de Anatomia ou de Parasitologia, fiquei ainda mais confusa. Mas, com o passar dos dias, as peças deste quebra-cabeça multidisciplinar foram se encaixando e comecei a compreender o curso e o quão relevante ele é para o futuro.

“Infoquê”? Conhecendo o incompreendido curso de Informática Biomédica