Apoio Estudantil e Bolsas
A Universidade de São Paulo organiza ações para ajudar os alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas para se manterem na Universidade, através do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE e atividades com bolsas.
O que é o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE
O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE, administrado pela Superintendência de Assistência Social – SAS, integra a política de permanência implantada na Universidade, com ações uniformes em todos os campi da USP, voltadas para alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas para se manter na Universidade.
O Programa tem como objetivo promover condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na academia visando concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral. O Programa disponibiliza apoios e bolsas para os quais os alunos interessados são classificados socioeconomicamente pelos “serviços sociais” de todos os campi, utilizando critérios unificados.
Os apoios e bolsas que compõem o PAPFE/Graduação destinam-se a alunos regularmente matriculados na Universidade que estejam cursando sua primeira graduação (não são aceitas inscrições de alunos já graduados).
Integram o Programa:
– Apoio-Moradia (vaga em Conjunto residencial nos campi que oferecem esse tipo de apoio e auxílio financeiro mensal);
– Auxílio Alimentação;
– Auxílio-Livros;
– Auxílio Manutenção – Destinado apenas aos alunos da EACH / USP Leste.
– Auxílio Transporte – Apenas para alunos dos Campi do Interior.
Bolsas
Alunos interessados em desenvolver atividades com bolsas podem consultar o site da Pró-Reitoria de Graduação e consultar os programas disponíveis aos alunos da Universidade.