O que é a profissão?

     A Informática Biomédica é uma área de conhecimento que estuda e busca o uso eficaz dos dados públicos, informações e conhecimentos para a investigação científica, resolução de problemas e tomada de decisão, para melhorar a saúde humana apoiada pelas tecnologias aplicadas à Saúde Digital. Suas áreas de aplicação abrangem um amplo espectro, que vai desde a biologia celular e genética molecular, até aos processos de cuidado e atenção à saúde do indivíduo e da população. No que se refere ao campo de atuação, o Bacharel em Informática Biomédica é um profissional com competência para liderar o planejamento, desenvolvimento, implantação, manutenção e gerenciamento de ambientes informatizados. Devido à sua formação interdisciplinar, com um forte componente de aplicação dos conhecimentos oriundos das áreas de ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde e ciências da informação na solução de problemas, o Bacharel em Informática Biomédica está preparado para atuar como um profissional de referência para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente clínico, bem como em ambientes de pesquisa voltados para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área da saúde.

     O curso de Informática Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) é gratuito e oferece 20 vagas por ano para atividades discentes em tempo integral; tem duração de quatro anos (8 semestres) e propicia ao discente acesso aos conhecimentos científicos (teoria e prática) necessários para sua atuação em diferentes cenários da pesquisa, ensino e assistência à saúde humana, e que possam se valer dos benefícios da informatização e da aplicação de tecnologias da informação e comunicação.

O Bacharel em Informática Biomédica

     A premissa fundamental do Curso de Graduação em Informática Biomédica é formar um egresso que possa atuar em uma equipe multiprofissional voltada para atenção à saúde humana. Em termos pedagógicos, este Curso tem uma perspectiva de formação interdisciplinar e sua estrutura engloba disciplinas de ciências exatas, de ciências da saúde, de computação e de outras áreas que possam auxiliar na resolução dos problemas complexos de informatização existentes na contemporaneidade.