Abordagem computacional para investigação dos mecanismos envolvidos na oncogênese do câncer de pênis

No dia 26 de Novembro de 2024, às 14h, aconteceu a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso “Abordagem computacional para investigação dos mecanismos envolvidos na oncogênese do câncer de pênis” realizado pela aluna Rafaela Carolina dos Anjos Schmidt. Participaram da banca o professor Wilson Araújo da Silva Jr. (orientador), e os membros titulares, Daniel Guimarães Tiezzi e Rauni Borges Marques.

Link da defesa: https://www.youtube.com/live/sqGz4gPtaow?si=2cTSb4Bez8AYk2Kb

Segue o resumo do TCC:

” O câncer de pênis (CaPe) é uma neoplasia genital rara e agressiva, mais prevalente em países em desenvolvimento, como aqueles localizados na Ásia, África e América do Sul, em contraste com sua baixa incidência em nações desenvolvidas. O estado do Maranhão, no Brasil, apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, e se destaca por apresentar a maior taxa de incidência de CaPe no mundo. Devido a associação do desenvolvimento do câncer de pênis com condições socioeconômicas desfavoráveis e à sua raridade em países desenvolvidos, existem poucos estudos que investigaram as bases genéticas e moleculares dessa doença, e os mecanismos envolvidos com a progressão tumoral. Este projeto avaliou genes associados a fatores de prognóstico desfavorável em pacientes com
CaPe, dentro de uma coorte de São Luís, no estado do Maranhão. O estudo resultou na identificação de 38 genes diferencialmente expressos entre tumores primários e metastáticos. Além disso, 62 termos GO (Gene Ontology) e 7 vias KEGG foram enriquecidas, e grande parte dos resultados esteve relacionado com processos inflamatórios. Entre os genes diferencialmente expressos, destacam-se 2 genes de lncRNA com funções pouco conhecidas no contexto do câncer, que podem servir como biomarcadores de prognóstico. Também foram identificados potenciais alvos terapêuticos, assim como uma possível influência da via NF-kB com a progressão tumoral.”