Chatbot EVA: Um Chatbot para Facilitar a Comunicação Entre Profissionais e Pacientes nos Sistemas de Saúde

No dia 29 de Novembro de 2024, às 8h, aconteceu a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso “Chatbot EVA: Um Chatbot para Facilitar a Comunicação Entre Profissionais e Pacientes nos Sistemas de Saúde” realizado pelo aluno Guilherme Campos Ferreira. Participaram da banca a professora Gleici da Silva Castro Perdoná (orientadora), e os membros titulares, Alexandre Galvão Patriota e Maria Cristiane Barbosa Galvão.

Link da defesa: https://www.youtube.com/live/bgy3kVppoDY?si=ktbj-FFBPt9C6sfl

 

Segue o resumo do TCC:

“A gestão inadequada de dados e a comunicação nas instituições de saúde podem levar a problemas que impactam diretamente a vida dos pacientes, como diagnósticos imprecisos e atrasos no tratamento. A ineficiência na coleta de dados e a redundância em sua gestão não só desafiam a eficácia operacional, mas também representam uma ameaça à segurança e ao bem estar dos pacientes. Este trabalho apresenta um estudo experimental sobre o desenvolvimento de um chatbot para otimizar a coleta e a transmissão de dados de gestantes em instituições de saúde. O sistema, baseado em scripts, coleta e armazena dados em um banco de dados, permitindo que apenas profissionais autorizados acessem informações relevantes sobre a gravidez de gestantes, com o objetivo de aprimorar o cuidado pré-natal, a confiabilidade dos dados e sua transmissão. Este estudo propõe uma abordagem tecnológica para a coleta e gestão de dados em saúde, utilizando um chatbot para auxiliar no acompanhamento pré-natal. A comparação entre essa nova abordagem e os métodos tradicionais é realizada para identificar oportunidades de melhoria e destacar o poder transformador da tecnologia na área da saúde, especificamente em como o software proposto contribui para uma comunicação mais eficiente e para a coleta de dados confiáveis.”